Livros de humor

A Quatro Cinco Um selecionou alguns livros de humor, afinal, dizem que rir é o melhor remédio

Ricardo Araújo Pereira

Crônicas publicadas na revista portuguesa “Visão” e no jornal “Folha de S.Paulo” nos últimos dez anos desmontam o mito da autoajuda, discutem problemas de linguagem, questionam intolerâncias alimentares contemporâneas e o atemporal complexo de Édipo. 

Estar vivo machuca

Antologia de crônicas faz um retrato literário da geração que se criou no período da redemocratização no Brasil e traz a célebre crônica “Bar ruim é lindo, bicho!”.

Meio intelectual, meio de esquerda

Ouça Antonio Prata no 451 MHz falando sobre os dez anos do livro

Antonio Prata

A piada judaica: um ensaio com exemplos (pouco ensaio, muitos exemplos)

A professora de literatura inglesa faz uma curadoria de piadas clássicas e contemporâneas para entender as motivações do humor judaico. 

Devorah Baum

“Contei 176 piadas no livro, e qual não foi minha surpresa ao descobrir que o livro tem 176 páginas, numa média assustadoramente precisa de uma piada por página,” escreve Gregorio Duvivier.

Leia resenha

Uma reunião de contos, crônicas, esboços, esquetes e piadas de 37 autores clássicos e inéditos no Brasil. A  antologia recobre quase duzentos anos de textos de escritores russos, de 1832 a 2014, e reúne 57 textos humorísticos, adotando um conceito amplo de humor.

Antologia do humor russo (1832-2014)

Leia resenha

Arlete Cavaliere (org.)

Publicado na segunda metade do século 19 na Europa, esse almanaque em torno do órgão sexual masculino traz textos e desenhos hilariantes de Rafael Bordalo Pinheiro, o maior caricaturista português e ceramista reconhecido, ainda hoje considerado um visionário.

O pauzinho do matrimônio

Rafael Bordalo Pinheiro

Seleção de algumas das melhores crônicas humorísticas que Ricardo Araújo Pereira escreveu entre 2004 e 2012. Do acontecimento mais banal à atualidade política, passando por temáticas sociais, religiosas, futebolísticas, tudo se torna motivo para sua observação hilária e ironia certeira.

Ricardo Araújo Pereira

Se não entenderes eu conto de novo, pá!

O intertítulo do livro do psiquiatra já deixa claro a que veio: “descubra a ciência por trás do humor e aprenda a usá-lo para atravessar períodos difíceis e criar relações mais próximas”. Barros pesquisou o tema para apresentar as mais recentes descobertas científicas sobre o fenômeno do riso.

Rir é preciso

Daniel Barros

O grupo faz uma releitura de “Brasil: uma história”, do historiador Eduardo Bueno. Em resenhas psicografadas, ex-presidentes contestam os fatos históricos alternativos revelados em obra de doutrinação da juventude.

O Brasil do Casseta: nossa história como você nunca riu

Casseta & Planeta

Leia resenha

Essa “espécie de manual de escrita humorística”, que vendeu 50 mil exemplares em Portugal, traz reflexões sobre humor do ator e escritor português. “Esta é a minha hipótese: humor, ou sentido de humor, é, na verdade, um modo especial de olhar para as coisas e de pensar sobre elas”, escreve ele. 

A doença, o sofrimento e a morte entram num bar

Ricardo Araújo Pereira

Coletânea de crônicas em que Antonio Prata reconta memórias marcantes de sua infância, em São Paulo, na década de 70. Narradas a partir do ponto de vista de quando era criança, as lembranças incluem férias na praia, o cometa Halley, a separação dos pais e o episódio cômico que dá nome ao livro. 

Nu de botas

Antonio Prata

A compilação de trabalhos aborda a produção gráfica do artista multifacetado que também foi escritor, dramaturgo, editor, poeta, tradutor e jornalista. Quinhentos desenhos originais selecionados para a exposição homônima são organizados em cinco capítulos temáticos. 

Millôr: obra gráfica

Leia resenha

Millôr Fernandes

Livros de humor

Estar vivo machuca. Ricardo Araújo Pereira. Tinta-da-China Brasil

A piada judaica: um ensaio com exemplos (pouco ensaio, muitos exemplos). Devorah Baum. 
Trad. Pedro Sette Câmara. Ayné

Meio intelectual, meio de esquerda. Antonio Prata.
Editora 34 

O pauzinho do matrimônio. Rafael Bordalo Pinheiro.
Tinta-da-China Brasil. 

Antologia do humor russo (1832-2014), Arlete Cavaliere (org.). Editora 34 

Se não entenderes eu conto de novo, pá!. Ricardo Araújo Pereira.
Tinta-da-China Brasil

Rir é preciso. Daniel Barros.
Sextante

O Brasil do Casseta: Nossa história como você nunca riu. Casseta & Planeta.
Estação Brasil

A doença, o sofrimento e a morte entram num bar. Ricardo Araújo Pereira.
Tinta-da-China Brasil

Millôr: obra gráfica. Millôr Fernandes Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires (orgs.). IMS

Nu de botas. Antonio Prata.
Companhia das Letras

Textos e produção:
Quatro Cinco Um

Veja outros web stories