Fernando Pessoa (1888-1935) nasceu e morreu em Lisboa. Foi poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, crítico literário, comentarista político, astrólogo e inventor.
Sua obra literária se desdobrou em muitos heterônimos. Confira uma seleção de livros que ajudam a conhecer suas múltiplas facetas.
Um dos maiores feitos literários do século 20, a obra-prima póstuma de Pessoa foi escrita por seu semi-heterônimo Bernardo Soares (e Vicente Guedes), um ajudante de guarda-livros que não é poeta. Compõe-se de centenas de fragmentos, oscilando entre diário íntimo, prosa poética e narrativa.
Nascido em Lisboa, Caeiro foi um pastor elevado por Pessoa à categoria de mestre de todos os heterônimos e de si mesmo. Autor de “O guardador de rebanhos”.
Essa edição reúne a poesia e a prosa de Álvaro de Campos. Como heterônimo de Pessoa, assinou textos tão importantes quanto a “Ode triunfal”, a “Tabacaria” e a hagiografia laica de Alberto Caeiro.
Essa obra reúne os 136 autores fictícios com que Fernando Pessoa assinou os seus textos.
Com investigação meticulosa, Carlos Pittella e Jerónimo Pizarro resgatam da obscuridade textos e desenhos que dão testemunho de como a poesia pode mudar as nossas vidas.
Reúne os escritos de Pessoa sobre o fascismo, a ditadura militar portuguesa e o regime de Salazar. O pensamento político sinuoso e hesitante levou-o da crítica demolidora da República democrática a uma defesa condicional da ditadura militar e, por fim, à rejeição do salazarismo.
Obra completa de Alberto Caeiro
Tinta-da-China Brasil
Livro do desassossego
Tinta-da-China Brasil
136 pessoas de Pessoa, Jerónimo Pizarro e Patricio Ferrari
Tinta-da-China Brasil
Obra completa de Álvaro de Campos
Tinta-da-China Brasil
Sobre o fascismo, a ditadura portuguesa e Salazar,
José Barreto
Tinta-da-China Brasil
Como Fernando Pessoa pode mudar sua vida, Carlos Pitella
e Jerónimo Pizarro
Tinta-da-China Brasil