As ilustrações de Anabella Lopez para “Irmãs da chuva”

Esboço

Quatro cinco um

A ilustradora e designer fala sobre os esboços que fez para o livro “Irmãs da chuva”.

Quatro cinco um

Irmãs da chuva”, de Anabella Lopez (Editora Peirópolis)

Conto de fadas brasileiro ambientado entre o real e o imaginário, a poesia bordando a paisagem. O livro é uma narrativa fantástica que reúne sincretismo, tradições sertanejas e valorização da natureza.

“Esse esboço faz parte de um livro ilustrado que conta a história de duas irmãs benzedeiras do sertão nordestino, que quando estão juntas têm o dom de fazer a chuva cair. Eu sou argentina, mas moro há oito anos no litoral pernambucano, a poucas horas do sertão, e a temática me apaixona e me toca demais.’”

Quatro cinco um

“Ter tido que pesquisar sobre as rezas os santos, as simpatias e os feitiços dessas mulheres, bruxas/sábias dos nossos tempos, tem sido uma experiência maravilhosa.”

Quatro cinco um

“No geral, ao longo da minha obra, me interesso por despertar a simbologia, os arquétipos mais antigos, o nosso ‘sagrado’ que é ao mesmo tempo, desde meu ponto de vista, o nosso ‘animal’ mais profundo, inconsciente, que nos atravessa e nos une a todxs como humanidade.”

Quatro cinco um

“Os contos populares, relatos orais e personagens folclóricos são matéria-prima excelente para isso, daí que eles sejam sempre meus preferidos.”

Quatro cinco um

Leia a resenha do livro escrita por Thais Caramico

Anabella Lopez

A autora argentina se formou em design gráfico pela Universidade de Buenos Aires. Em 2013 se mudou para o Brasil e fundou a escola de ilustração Usina de Imagens, na cidade de Recife.

Em 2015 seu livro “A força da palmeira” (Editora Pallas) ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria de ilustração de livro infantil ou juvenil.

Quatro cinco um

Imagens: Divulgação


Este material foi originalmente publicado na newsletter Rebentos, focada em literatura infantojuvenil e que tem o apoio do Itaú Social.

Quatro cinco um

Veja outras ilustrações de artistas

Assine nossas newsletters